O crescimento econômico da China a partir de 1999

segunda-feira, 18 de agosto de 2008




A China desde 1999 tem um crescimento acima do normal,tendo em vista ser um país em desenvolvimento,isto é realmente incrível.Os números não mentem,desde o fim dos anos 90 que seu crescimento fica entre 9,5%,10,1% até 11,7%.
Mas são desconhecidas as causas desse crescimento tão repentino.Entre as apostas destacam-se os investimentos diretos externos,onde se voltam para exportação,transferindo para o mundo tecnologia e gerando capital para a mesma.Esse processo vem acompanhado de grande mão-de-obra barata junto com o alto nível de qualificação e o incentivo do governo em que as multinacionais invistam no país.
Vale lembrar que a anos atrás a china saía de um longo período de estagnação e desde então começaram a industrializar e a vender produtos para o mundo todo.


O segredo dos preços Chineses.

Os produtos chineses sem comparação são muito baratos.O que leva a essa redução dos preços? Uma das respostas apontam o uso da mão-de-obra barata.Nos outros países utilizam a força de trabalho de baixo custo apenas no chamado chão de fábrica.Mas,nas típicas multinacionais chinesa a usam em todas as etapas,até na engenharia.
Outro diferencial é o tecnológico,pois os chineses utilizam a tecnologia de última geração com a penúltima e até a primitiva.Nenhum país nos dias atuais consegue esse feito,o que faz com que os custos caiem bastantes e aumentem a diversidade dos produtos mantendo uma originalidade própria.
E mais uma vantagem chinesa é a interação das empresas chinesas,onde trocam informações e até criaram os chamados distritos industriais ou “clusterização”.Consiste-se em uma área que se espalha do Delta do rio pérolas.
Citando três exemplos,há em Leilu o cluster de bicicletas,em Huizhou o cluster de Dvds e o mais importante, em Dongguan o cluster de computadores.
Nestes distritos cada empresa faz uma parte e todas juntas resultam no produto final,tendo uma redução de 10% a 20% nos produtos citados.
E assim a China garante um fiel mercado consumidor com produtos não tão bons quanto os outros,mas com preço acessível a qualquer pessoa de qualquer classe ou nível social(especialmente a classe C).
Obs: “Vender na China para vender no mundo.Este talvez seja o segredo.E assim as multinacionais tendem a ganhar a classe C do planeta.Quando descobrem uma solução tecnológica que os põem em vantagem,eles (empresários chineses) têm duas estratégias pela frente,podem manter o mercado e ter grandes margens de lucro,mas nunca fazem isso.Preferem jogar o preço lá em baixo e ganhar em volume e assim são catapultados para o mercado internacional”. Diz o economista Barros de Castro.


Gráfico de produtos exportados chineses em 2007:







AGRICULTURA CHINESA
Na agricultura produz aproximadamente 450 milhões de toneladas de grãos, e quase meio bilhão de suínos, é o maior produtor de arroz, hortifrutigranjeiros, trigo e o segundo em milho. o aumento de produtividade ocorrido nos últimos anos permitiu o país dobrar sua produção agropecuária (45% na agricultura e quatro vezes na pecuária de 1990-2000), ao mesmo tempo que reduzia em 15 milhões de hectares as terras cultivadas.
A modernização da agricultura permitiu que nos últimos anos os chineses pudessem consumir alimentos que antes da revolução verde era inimaginável encontrar na mesa da pessoa comum, exemplo disso a expansão da produção de carne bovina que em 1950 permitia cada chinês consumir 250 gramas ano, em 2000 já se tinha elevado para 6kg por ano.
Quando em 1970 para cada 10 porções de alimentos consumidos, 8 eram de arroz, 01 de carne (porco e aves principalmente) e 01 era de hortaliças em 2000 os chineses puderam consumir uma variedade enorme de alimentos. As maiores transformações ocorreram na cidade com a expansão rápida dos setores industriais e de serviços, principalmente depois das reformas econômicas dos anos Década de 1980.e 2001.











nome dos participantes:Matheus dos Santos Rodrigues;Henrique Tomich;Wilton;Andressa;lucas Knap;Fábio e Ramon.



Referência bibliográfica:www.google.com.br e www.wikpédia.com