China Capitalista?

segunda-feira, 18 de agosto de 2008


Isso gera algumas dúvidas.A China é ou não capitalista?Na verdade,em parte,ela é.Na economia ela adota o modo capitalista - que é visando o mercado, ao contrário do que seria, uma economia planificada -, mas sua política é socialista.Por isso muitos dizem "China, um país dois sistemas".Portando, Socialismo de mercado significa que o país é socialista, mas visa o mercado (o que não é o comum desse sistema).
A China socialista é conhecida,mundialmente, pelos seus atos, considerados ditatoriais.Tudo é controlado rigorosamente pelo governo.Mas porque adotar um sistema de mercado capitalista?
A China tinha métodos industriais e agrícolas ultrapassados, e por isso, acabava perdendo mercado causando um forte abalo na economia.Por isso, em 1978, ela passou por um processo de abertura econômica.Essa abertura consistiu em mudanças na economia como iniciativa privada,abertura do setor industrial e entrada do capital estrangeiro,possibilitando a instalação de empresas de capital misto.Porém, a ditadura socialista foi mantida,já que essa abertura foi emergencial e não planejada.
Mas como manter uma economia extensa, fortemente controlada pelo estado e ao mesmo tempo uma política tão repreensiva?Essa é uma grande dificuldade do governo chinês.Para obter sucesso nesse controle, o governo criou as Zonas Econômicas Especiais, onde o capital, experiência e tecnologia estrangeiras são bem-vindos.
Já que o regime ditatorial foi mantido Gerou alguns problemas no país, como: pobreza de grande parte da população - devido ao controle de salário pelo Estado -, crescimento setorial e territorial desigual (causando desigualdade social).Outro problema sério, é que a utilização de carvão e petróleo tem gerado um grande nível de poluição.
Um dilema chinês é como manter uma irrestrita economia, fortemente controlada pelo Estado e, ao mesmo tempo, um regime fechado politicamente. Essa questão só com o tempo poderá ser resolvida.


Fonte de consulta:
Livro Geografia. João Carlos Moreira - Eustáquio de Sene
editora scipione;
Roportagem da UOl(www.uol.com.br).

Integrantes:
Leonardo
Thamiris
Amanda
Thais
Fernando